Política de Privacidade

Proteção de dados pessoais

A Otovo leva a proteção de dados pessoais muito a sério e tentamos fazer o possível para informar os nossos clientes sobre a forma como usamos e tratamos dados pessoais. De seguida poderá obter mais informações sobre a forma como recolhemos e tratamos os seus dados pessoais distribuídos pelos nossos diversos produtos e serviços.

Última modificação: 23.03.23

Quem é o responsável pelo tratamento de dados?

A Otovo Unipessoal, Lda., com o número único de registo e identificação fiscal 516920219, com sede em Praça de Alvalade, 7, 6D, 1700-036 Lisboa e endereço de e-mail sol@otovo.pt (“Otovo”), é o responsável pelo tratamento dos dados recolhidos através do site da Otovo e/ou da aplicação da Otovo em conjunto, a “Plataforma".

Finalidades e base legal do tratamento

Todos os dados pessoais recolhidos através da Plataforma podem ser tratados com base nos seguintes fundamentos legais:

  • O contrato Solar assinado com a Otovo (o “Contrato”).
  • Interesse legítimo da Otovo na verificação dos seus resultados financeiros, por forma a garantir que é uma contraparte adequada, para efeitos do cumprimento das suas obrigações, nos termos do Contrato.
  • Estimativa do potencial solar numa determinada morada a pedido do cliente.
  • Autorização para receber e-mails sobre o potencial solar estimado.
  • Autorização para receber comunicação personalizada sobre subsídios, benefícios de produtos, ofertas especiais e outros produtos e serviços da Otovo.

Os seus dados pessoais que tratamos

Quando verifica o potencial solar do seu telhado, recolhemos a sua morada de casa e o endereço de e-mail, caso nos tenha dado autorização para tal. Podemos, também, solicitar dados adicionais para fazer um cálculo estimado do seu consumo de eletricidade com o objetivo de fornecer tamanhos de instalações adaptados. O objetivo é disponibilizar um orçamento para a instalação de células solares no seu telhado, bem como prestar apoio ao cliente e concluir a entrega. O endereço de e-mail é usado nos comunicarmos consigo sob a forma de acompanhamento pessoal, newsletters e qualquer outra comunicação sobre os produtos e serviços da Otovo que lhe possa interessar. Caso não deseje receber newsletters, pode desativa-los aqui .

Recolhemos e armazenamos dados sobre a morada para a qual foi pedida a estimativa de potencial solar, tal como azimute, inclinação do telhado, área e altura do telhado, para fazer uma estimativa do potencial energético das células solares no seu telhado, bem como para calcular o preço. Guardamos estas informações para análise, para que possamos fazer melhores cálculos no futuro.

Se pretender obter uma estimativa, ser-lhe-á pedido o seu nome, número de telefone e endereço de e-mail para que possamos contactá-lo para esclarecer qualquer dúvida e, se for o caso, enviar-lhe uma oferta formal. Todas as informações solicitadas são necessárias para a celebração do Contrato. Se não disponibilizar ou se recusar a disponibilizar estas informações, a Otovo não poderá celebrar um contrato consigo.

Se aceitar a oferta, podemos enviar o seu nome, número de telefone e o documento contratual a um dos nossos parceiros para assinatura digital, tal como a Scrive, que atuará como subcontratante de dados.

Caso esta informação seja necessária, também podemos solicitar o seu número de identificação pessoal. Nesse caso, o objetivo será preencher requerimentos onde estas informações são necessárias. O seu número de identificação pessoal será armazenado de forma encriptada.

Podemos igualmente solicitar cópia dos seus últimos recibos de vencimento, para efeitos da verificação dos seus resultados financeiros, por forma a garantir que é uma contraparte adequada ao cumprimento das suas obrigações decorrentes do Contrato. A referida informação será somente armazenada até à celebração do Contrato. Caso não forneça, ou se recuse a fornecer as referidas informações, a Otovo reserva-se o direito de não celebrar o Contrato consigo.

Por quanto tempo serão conservados os seus dados pessoais?

O período de conservação dos seus dados pessoais depende da finalidade para a qual foram obtidos. Se os seus dados forem usados para vários fins que exijam diferentes períodos de conservação, será aplicado o mais longo.

Os dados pessoais tratados com base no seu consentimento serão conservados até que o consentimento seja retirado ou até que solicite o apagamento ou objeção dos seus dados.

Os dados pessoais tratados para a execução do Contrato serão conservados durante toda a relação contratual.

Os dados pessoais tratados ao abrigo dos interesses legítimos da Otovo serão conservados enquanto a Otovo precisar de os cumprir/atingir.

Findos esses prazos ou tendo sido efetuado um pedido de eliminação dos seus dados pessoais, apenas serão conservados os dados pessoais devidamente bloqueados pelos períodos exigidos por lei. Tal significa que não podem ser tratados, para qualquer outra finalidade que não seja para os colocar à disposição dos tribunais ou autoridades públicas competentes, para cumprir qualquer responsabilidade decorrente do tratamento e apenas durante o seu prazo de prescrição. Findo este prazo, os dados serão destruídos.

Com quem podemos partilhar os seus dados pessoais?

Se optou por mudar de fornecedor de eletricidade para um dos nossos parceiros, no âmbito do pedido de um sistema solar, enviaremos as suas informações de contato ao fornecedor de eletricidade selecionado para que este possa entrar em contato consigo.

Podemos partilhar as suas informações com subcontratantes de dados na área de consumo de energia para solicitar o seu consumo de eletricidade com o objetivo de fornecer tamanhos de instalações adaptados.

Tendo a Otovo planeado detalhadamente a sua instalação, as suas informações de contato, endereço e dados do projeto serão partilhadas com o nosso instalador.

Ao conectar a sua instalação à rede elétrica, partilhamos as suas informações de contato e informações sobre a instalação do painel solar com o proprietário da rede elétrica.

Assim que a instalação estiver operacional e conectada à rede, os dados de produção do seu inversor serão partilhados com o fabricante do inversor para análise e possível resolução de problemas. Estes dados não contêm nenhuma informação geral sobre o seu uso de energia residencial, apenas se o sol brilha sob a sua instalação.

Os dados de produção da instalação também serão recolhidos pela Otovo. Tais informações são usadas para análise e eventual solução de problemas. Os dados servem de base para as estatísticas encontradas na seção A Minha Página e nas aplicações Otovo.

A Otovo pode usar dados de produção associados a moradas para melhorar os modelos de cálculo, tanto internamente quanto em colaboração com outras entidades do setor de energia solar, e partilhá-los publicamente. Ao partilhar os dados, estes serão tornados anónimos o máximo possível, mas a localização é um elemento importante na análise dos dados de produção.

Usamos OpenAI para melhorar os nossos serviços e experiência de utilizador. Em alguns casos, poderemos partilhar informação pessoal como o nome e informação de contacto com a OpenAI para melhoria do serviço. A OpenAI protege os seus dados pessoais e cumpre com todas as normas de proteção de dados. Para mais informações, visite as Políticas de Privacidade.

Utilizamos o serviço Google e o serviço de publicidade Google, principalmente para exibir anúncios personalizados e não personalizados, desde que você aceite cookies de segmentação e scripts. Podemos compartilhar dados pessoais e, quando possível, podemos compartilhar com o Google informações como nome, e-mail e telefone. Isso nos permite direcionar melhor nossos anúncios. Para obter mais informações sobre como o Google utiliza seus dados, consulte a Política de Privacidade e os Termos do Google.

Os seus dados pessoais podem ser partilhados com subcontratantes de dados que prestam serviços à Otovo. A Otovo garantirá que todos cumprem a legislação de proteção de dados vigente, assinando um contrato de tratamento de dados nos termos do art. 28 do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Chat e e-mail

Quando comunica connosco por e-mail através de um dos nossos endereços de e-mail de suporte ou vendas, ou através do nosso chat online no site, a troca de mensagens é salva para que o possamos servir melhor ao longo do tempo. Tanto as mensagens de chat quanto os e-mails são salvos na Hubspot.

Atualmente usamos a MailChimp para enviar a nossa newsletter. Neste contexto, o seu endereço de e-mail será salvo junto com informações, tais como qual o produto em que se mostrou interessado/a e em que região é que mora. Se optar por não receber a newsletter, o serviço terá o seu endereço de e-mail em sistema, na mesma, para evitar que se volte a reinscrever. Todos os outros dados serão excluídos.

Essas sociedades atuam como subcontratantes de dados.

Rastreamento de Erros

Para poder melhorar nosso software, registamos exceções e erros que ocorrem no nosso site e nas aplicações. Esses erros, juntamente com os dados associados ao estado em que o sistema estava quando falhou, são recolhidos por um serviço externo. Atualmente, usamos o Sentry para este efeito. As informações são armazenadas por 90 dias.

Sistemas de armazenamento e backup de dados

O site e as aplicações Otovo usam vários serviços Otovo no back end. Estes serviços são executados exclusivamente na cloud e, como tal, usam vários sistemas de terceiros. Servidores, bancos de dados e armazenamento de dados fornecidos pela Amazon e pela Heroku, que é um prestador de serviços no topo da plataforma Amazon, propriedade da Salesforce. Usamos centros de dados na Europa, se possível, principalmente na Irlanda e na Alemanha.

SMS e E-mails automáticos

Usamos a Mailgun para enviar e-mails automáticos, e a Twilio para e-mails e SMS. Por exemplo, podem ser informações sobre alterações relacionadas com a instalação etc. Os serviços armazenam metadados para rastreamento e solução de problemas.

Comunicações internas

Para comunicações internas, usamos o Slack. Os nossos sistemas de back end enviam atualizações para este serviço no contexto de eventos relacionados com o comportamento do cliente. Entre outras coisas, estas atualizações podem conter o nome, morada e informações de contato.

Para e-mail e armazenamento de arquivos, usamos o Google G Suite . Consulte “Rotinas de Senha de Acesso” infra para obter mais informações sobre a forma como gerimos o acesso a estes serviços.

As sociedades acima mencionadas atuam como subcontratantes de dados.

Acesso a Dados Confidenciais

Quando os nossos sistemas lidam com dados confidenciais, estes apenas podem ser acedidos pelos programadores da Otovo e outros funcionários com necessidade justificada de acesso. Os códigos encriptados, que entre outras coisas são usados para o armazenamento de dados confidenciais, apenas podem ser acedidos pelos programadores da Otovo. Todas as máquinas utilizadas na programação, e que podem ter cópias de dados dos sistemas de produção, têm um sistema de arquivos encriptado.

Toda a comunicação de dados com parceiros externos é encriptada.

Rotinas de Senha de Acesso

Todos os funcionários da Otovo são obrigados a usar autenticação de dois fatores ao fazer login nos sistemas da Otovo, bem como telefones e dispositivos protegidos por senha de acesso. Todos os parceiros de colaboração externos (instaladores, etc.) que têm acesso aos sistemas da Otovo usam contas pessoais com acesso apenas a partes relevantes do sistema.

Os Seus Direitos

Pode-nos solicitar a qualquer momento o acesso, cópia, retificação, restrição ou exclusão dos seus dados pessoais que armazenamos, tal pedido deve ser endereçado à Otovo mediante solicitação escrita para o nosso endereço comercial ou por e-mail para <contato email>, disponibilizando um comprovativo da sua identidade (por exemplo, uma fotocópia do seu bilhete de identidade ou passaporte). Em certos casos, pode também opor-se ao tratamento e exercer o seu direito à portabilidade de dados.

Alterações à Declaração de Proteção de Privacidade

Manteremos a sua declaração de proteção de privacidade atualizada à medida que a oferta de serviços for alterada. Na parte superior da página, encontrará indicação da data da última atualização do conteúdo. Se fizermos alguma alteração importante que afete os clientes registados, será notificado/a por e-mail.

Tem ainda o direito de apresentar reclamação junto da Autoridade Portuguesa de Proteção de Dados (“CNPD”) em www.cnpd.pt/cidadaos/participacoes/. A Otovo tem o seu próprio representante de privacidade que pode ser contatado pelo e-mail privacy@otovo.com.