Durante anos, a energia solar fotovoltaica era vista como uma fonte alternativa de energia limpa mas não propriamente lucrativa e acessível.

Hoje em dia, é uma opção rentável de produção de energia com um potencial inigualável.

As vantagens podem ser a nível ambiental e económico, na qual os governos do mundo ocidental depositam grandes esperanças e em prol da qual têm feito grandes investimentos.

Ao longo deste artigo, vamos explorar temáticas como a evolução da energia solar ao longo do tempo, o seu desenvolvimento em Portugal, e também algumas das suas principais vantagens e desvantagens.


Faça um orçamento grátis


O que é a energia solar?


A energia solar remonta a 1839. Nesse ano, o francês Edmond Becquerel descobriu o princípio fotovoltaico, após observar que certos materiais são capazes de gerar voltagem e corrente elétrica quando expostos à luz.

Essa descoberta ocorreu por acidente, enquanto trabalhava no laboratório do pai e realizava experiências de fotografia. Em 1881, o primeiro painel solar foi instalado em Nova Iorque, com recurso às células de sileno de Charles Fritts. 

No que diz respeito à energia solar fotovoltaica, é de notar que durante muito tempo esta foi utilizada exclusivamente para potenciar utensílios de pequeno porte, como calculadoras.

Sistemas fotovoltaicos para uso residencial só começaram a ser produzidos e comercializados nos anos 80 e, desde aí, esta tecnologia popularizou-se devido à constante queda dos preços. 

Os preços dos painéis solares tiveram uma redução considerável no custo, tornando-se finalmente numa tecnologia acessível a muitas famílias.

Por essa razão, pode-se concluir que a energia solar é uma alternativa com vantagens a vários níveis, pois não só ajuda a proteger o ambiente e a alcançar as metas estabelecidas para a redução da pegada de carbono, como ajuda a gerar poupanças e a reduzir os valores da fatura da eletricidade.


A energia solar em Portugal


Em Junho de 2023, a energia solar chegou pela primeira vez ao nível de 10% do abastecimento total de eletricidade em Portugal. Esse crescimento ocorreu em paralelo com um decréscimo do consumo de gás. Também em 2023, observou-se que a nova potência instalada para uso residencial quase se equipara à potência instalada das grandes centrais solares. Os níveis de potência solar instalada em território nacional aumentaram dos 2660 MW para os 3713 MW entre 2022 e 2023. 

Portugal beneficia de condições muito propícias para a produção de energia solar fotovoltaica. O número de horas de exposição solar é um dos mais elevados da Europa. 

A Otovo trouxe para Portugal o modelo de subscrição, que permite aos consumidores acesso à transição energética de uma forma acessível, sem investimentos iniciais e com poupanças desde o primeiro dia em que o sistema é instalado. 


Vantagens da energia solar a nível ambiental


É uma fonte de energia inesgotável, limpa e renovável, que pode e deve contribuir cada vez mais decisivamente para a redução da pegada carbónica.


Vantagens da energia solar a nível económico


Com a energia solar, é possível reduzir a  fatura da eletricidade até 80% com bateria integrada, sem bateria as poupanças podem ir até 50% do valor da fatura. Um sistema fotovoltaico permite diminuir a dependência do consumo de energia da rede e isso permite gerar poupanças a partir do primeiro dia, quer opte por comprar ou alugar o sistema de painéis solares através da Otovo. Eis algumas das vantagens da energia solar a nível económico: 

  • Menor consumo da rede - com a instalação de um sistema fotovoltaico, o consumo da rede diminui significativamente e isso permite gerar poupanças no final do mês. 
  • Venda do excedente de energia à rede - toda a energia produzida pelos painéis solares que não é utilizada para autoconsumo pode ser vendida à rede, o que permite aumentar as poupanças no final do mês. Em Portugal, o preço médio de um kWh vendido à rede é de 0,07€. 
  • Os custos de manutenção dos componentes de um sistema fotovoltaico são baixos ou nulos. Os principais fabricantes da indústria solar por norma oferecem uma extensa garantia nos seus produtos (painéis, baterias, etc.). É uma forma de proteção contra a volatilidade dos preços da eletricidade, que têm disparado nos últimos anos

Faça um orçamento grátis!

Desvantagens da energia solar

Porém, a energia solar também pode trazer alguns desafios, tais como: 

  • O impacto ambiental do processo de fabricação. Embora a energia solar seja uma energia limpa e renovável, o processo de fabricação dos seus componentes gera poluição. No geral, podemos dizer que o balanço é positivo e a energia solar contribui positivamente para a redução da pegada de carbono, mas é errado afirmar que o aproveitamento desta energia não tem consequências no ambiente.

  • Uma instalação fotovoltaica precisa de muito espaço sem sombra no telhado para funcionar com eficiência, e isso pode ser um desafio para certos proprietários. 

  • A importância de uma bateria solar para otimizar o nível de autoconsumo.  Embora uma bateria solar não seja um componente imprescindível de um sistema fotovoltaico (ao contrário do inversor, por exemplo), é com a sua integração que os níveis de autoconsumo atingem níveis elevados. 

Faça um orçamento grátis


Conclusão


Embora o processo de fabricação de componentes de um sistema fotovoltaico também cause poluição, a energia solar é uma das mais fortes apostas dos governos e organizações políticas internacionais para travar o aquecimento global. A energia solar em Portugal é muito provavelmente aquela com mais potencial, juntamente com a energia eólica. 

Durante muitos anos, a energia solar foi encarada com algum ceticismo por uma parte da população devido aos seus preços elevados e também por uma certa ineficiência da tecnologia.

Hoje em dia, o cenário alterou-se. A tecnologia tem avançado a passos largos, pois os sistemas fotovoltaicos são capazes de produzir cada vez mais e com maior eficiência, e os preços dos painéis solares recentemente atingiram níveis mínimos históricos.

Com a chegada da Otovo a Portugal, as pessoas passaram a poder alugar painéis solares, através do modelo de subscrição com mensalidades acessíveis às famílias portuguesas. 

Faça um orçamento!
Subscreveu com sucesso o Otovo Blog Portugal
Bem-vindo de volta! Entrou com sucesso
Fantástico! Inscreveu-se com sucesso
O seu link expirou
Sucesso! Consulte o seu email para o link mágico de inscrição