Como tirar o máximo rendimento dos painéis solares: inclinação, orientação e outros conselhos
Dentro do leque de energias renováveis para uso residencial, a energia solar destaca-se pela sua rentabilidade e confiabilidade. Do ponto de vista do consumidor, as maiores vantagens estão nas poupanças geradas na fatura de eletricidade , e também no facto de um sistema fotovoltaico permitir reduzir a dependência da rede e das empresas comercializadoras de energia. Para além disso, a energia solar é uma aposta assumida das instituições políticas, incluindo do governo português, para alcançar as metas definidas de neutralidade carbónica..
De forma a obter os níveis de eficiência desejados, e assim retirar o máximo rendimento dos painéis fotovoltaicos, é necessário seguir determinadas regras. Referimo-nos a fatores como a inclinação e orientação dos painéis solares, que exercem influência sobre o rendimento.
Insira o seu endereço e obtenha um orçamento estimado em menos de 1 minuto
A orientação dos painéis solares
Em Portugal, tal como em todo o hemisfério norte, a orientação ideal dos painéis solares é para sul. É com esta orientação que é possível receber exposição solar durante mais horas ao longo do dia. Os raios solares, ao incidirem diretamente sobre os painéis durante uma grande parte do dia, vão poder proporcionar uma maior capacidade de produção.
Na Otovo, procuramos sempre orientar os painéis solares de modo a obter o máximo rendimento. No entanto, há dois fatores a ter em conta no momento da instalação:
- A orientação e inclinação do telhado da casa;
- Tudo aquilo que possa cair na superfície onde serão instalados os painéis solares.
Deste modo, para maximizar o rendimento dos painéis solares, sugere-se uma orientação o mais possível para sul, embora orientações para oeste e este também possam ser rentáveis, pois permitem atingir níveis de produção mais elevados durante uma determinada altura do dia.
Como saber a orientação do telhado?
Caso não saiba qual é a orientação do seu telhado, não se preocupe, pois é muito fácil obter essa informação, pode aceder ao Google Maps e procurar a morada da sua casa. Assim, pode ver para onde está orientado o seu telhado.
Como foi referido anteriormente, uma orientação para este ou oeste também pode ajudar a atingir excelentes níveis de produção fotovoltaica. Contudo, convém analisar e determinar em que períodos do dia se espera que o nível de autoconsumo seja mais elevado.
Se os painéis solares estiverem voltados para este, os níveis de produção são maiores durante a manhã. Se os painéis solares estiverem voltados para oeste, então os níveis de produção são maiores durante a tarde.
Caso os padrões de consumo energético verificados em sua casa não estejam em sintonia com os picos de rendimento gerados pela orientação do seu telhado, então pode:
- Ajustar os seus padrões de consumo de energia. Por exemplo, passar a usar os eletrodomésticos que consomem mais energia ( como as máquinas de lavar roupa e louça) durante a tarde, se os painéis estiverem voltados para oeste.
- Integrar baterias solares no seu sistema fotovoltaico. As baterias permitem o armazenamento de energia para uso posterior ao do momento da produção, pelo que não tem de se preocupar com quaisquer desperdícios ocorridos durante os picos de rendimento dos painéis fotovoltaicos.
O que deve ser levado em consideração no momento de determinar a dimensão da instalação?
Sombras: É essencial olhar em redor da área escolhida para a instalação de painéis solares e determinar se existem sombras que possam perturbar o seu funcionamento. Aconselhamos a que não se foque somente no presente, mas que tente também antever como estará essa área no futuro. Por exemplo, se o seu vizinho acabou de plantar árvores de grande porte que podem vir a ser um problema para os seus painéis dentro de poucos anos, isso deve ser um fator a ter em conta.
O clima: Caso neve durante o inverno na zona onde vive, recomendamos que os painéis sejam instalados em telhados com um declive acentuado, de modo a permitir que a neve deslize, para não se acumular sobre os painéis.
Faça um orçamento grátis!
A importância da inclinação dos painéis solares
A inclinação ideal dos painéis solares depende da latitude do local onde se encontra. Pode afetar diretamente a quantidade de luz solar que atinge as células fotovoltaicas.
Uma inclinação inadequada pode resultar em perdas significativas de eficiência, já que a luz solar pode não ser capturada da melhor maneira possível. Na Otovo os gestores de projetos, adequam a inclinação após a análise do projeto, tendo em consideração a zona do país da residência, o tipo de telha e a própria inclinação do telhado.
Com estes critérios permite aos gestores de projeto adequar a inclinação que se adapte melhor ao projeto e que o cliente tenha como retorno um maior e melhor rendimento dos painéis solares.
Outros fatores que impactam o rendimento dos painéis solares
Para além dos fatores mencionados anteriormente, existem outros que afetam a eficiência e o rendimento dos painéis solares, tais como:
- A qualidade dos materiais dos painéis. A energia produzida pelos painéis solares também depende da qualidade dos materiais. Por exemplo, os painéis monocristalinos tendem a obter níveis de rendimento mais elevados que os painéis policristalinos.
- A qualidade dos restantes componentes do sistema fotovoltaico, tais como o inversor solar, a bateria, ou a cablagem. Na Otovo trabalhamos exclusivamente com marcas de qualidade reconhecida, aprovadas pela nossa equipa de especialistas.
Faça um orçamento!
Conclusão
A orientação e inclinação dos painéis solares são de uma importância vital para o rendimento dos painéis solares, pois determinam a capacidade de captação dos raios solares.
Embora a orientação para sul seja ideal, para este e oeste não são desaconselhadas. A única orientação que deve ser definitivamente evitada é para norte. Já quanto ao ângulo de inclinação ideal dos painéis, este vai depender da latitude do local onde se encontra.